Danilo Vieira e Caroline Xavier são coroados Rei Momo e Rainha do Carnaval do Rio de Janeiro; evento celebrou Arlindo Cruz, Bira Presidente e a força da ancestralidade
O reinado da folia está formado! Em uma noite de pura emoção, batuque e ancestralidade, a Cidade do Samba foi palco da grande final da Corte Real do Carnaval Carioca 2026, nesta sexta-feira (24).
Sob direção artística de Milton Cunha e apresentação de Wilson Neto e Bianca Monteiro, o evento consagrou Danilo Vieira como o novo Rei Momo e Caroline Xavier como a Rainha do Carnaval. As princesas Samara Trindade e Luana Fernandes completam a realeza que representará oficialmente o maior espetáculo da Terra.

Com o tema “Celebrando a Ancestralidade”, a noite prestou homenagens marcantes a dois gigantes que partiram em 2025: Arlindo Cruz e Bira Presidente. O palco da emoção foi tomado por aplausos e lágrimas ao som de Arlindinho, que cantou clássicos eternos do pai, enquanto a Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do carnaval, encantou com o samba vencedor de 2025, em tributo ao inesquecível Laíla.
“Trago comigo a força da ancestralidade e a justiça de Xangô, e a essência de grandes reis que já passaram por aqui: Bola, Alex, Milton e Wilton”, declarou o novo Rei Momo, Danilo Vieira, com o coração pulsando no ritmo da Leopoldina.
“Sou uma mulher que aprendeu a renascer todos os dias. O samba me ensinou que emoção também é virtude. Hoje, renasço como Rainha do Carnaval do Rio”, disse, emocionada, Caroline Xavier, da Unidos da Tijuca.

O júri, repleto de personalidades do samba e da cultura, contou com nomes como Tia Surica, David Brazil, Babi Cruz, Mari Mola, Selminha Sorriso, Quitéria Chagas, o secretário de Cultura Lucas Padilha e o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, que destacou o alto nível da disputa:
“Foi uma final emocionante. Cada candidato mostrou o quanto o nosso Carnaval é feito de talento, dedicação e paixão. O resultado reflete o brilho e a energia do Rio”, afirmou Fellows.
A trilha sonora da noite ficou por conta do grupo Quintal da Magia, que abriu o evento em clima de roda de samba e alegria. O encerramento foi apoteótico, com a energia contagiante de Arlindinho, que emocionou o público ao homenagear seu pai, Arlindo Cruz, símbolo da poesia e da resistência do samba brasileiro.
A celebração da diversidade também foi destaque nesta edição. Na quinta-feira (23), aconteceu a final da Corte LGBT+, coroando John Sorriso (Muso), Viviane Carvalho (Musa) e Wend (Pessoa Não Binária) — representantes de uma geração que reafirma o carnaval como espaço de inclusão, liberdade e amor.

Corte Real LGBT+ do Rio 2026 Foto Alexandre Macieira Riotur
Agora, com a Corte Real completa, a contagem regressiva para o carnaval 2026 já começou. A folia promete ser uma das mais vibrantes dos últimos tempos — e a nova realeza, sem dúvida, tem brilho e emoção de sobra para fazer história na avenida.
Conheça os novos representantes da Corte Real 2026

Rei Momo: Danilo Vieira (30 anos) – Acadêmicos do Salgueiro
Rainha: Caroline Xavier (27 anos) – Unidos da Tijuca
1ª Princesa: Samara Trindade (21 anos) – Acadêmicos da Rocinha
2ª Princesa: Luana Fernandes (20 anos) – Mocidade Independente de Padre Miguel
Muso LGBT+: John Sorriso (21 anos) – Portela
Musa LGBT+: Viviane Carvalho (40 anos) – Mocidade Independente de Padre Miguel
Pessoa Não Binária: Wend (25 anos) – Salgueiro